Capitalismo & Liberalismo
Com a dissolução da ordem feudal, devido a grandes progressos e mudanças da sociedade, foi dada a ascensão do Capitalismo. Este sistema socioeconômico se baseia em que os meios de produção, (tais como fabricas, máquinas e espaço) e o capital, o dinheiro, são de propriedade privada, isto é, possui um dono.
Esta mudança se deve pelo fato da inserção de pensamentos liberalistas que defendiam a liberdade de trabalho assalariado para os empregados, assim ganhavam por seu tempo e força de trabalho aplicados, e liberdade para os donos fazerem o que bem aprouvesse de suas propriedades.
“Liberalismo pode ser resumido como o postulado do livre uso, por cada indivíduo ou membro de uma sociedade, de sua propriedade [...] Nesse sentido, todos as homens são iguais, fato consagrado no princípio fundamental da constituição burguesa: todos são iguais perante a lei, base concreta da igualdade formal entre os membros de uma sociedade.” [fonte]
Assim até os dias atuais, em um grande número de países que adotam esse método socioeconômico, o capitalista paga para o empregado produzir bens, que são vendidos com finalidade de gerar lucros. A bolsa de valores se encaixa neste contexto vendendo partes da empresa, com finalidade de distribuir lucro, mas também aumentando o capital.
|
Comentários
Postar um comentário